Algumas pessoas defendem a ideia de que não é necessária a troca do óleo, enquanto outros afirmam que sim. E aí, trocar ou não? Veja a seguir…
Alguns manuais informam que não é necessário realizar a troca do óleo de transmissão, outros indicam que a troca deve ser feita com aproximadamente 100.000 quilômetros, a depender da condição de uso, gerando dúvidas nos proprietários.
Vamos analisar de uma forma mais simples:
Apresentamos vários contrapontos no qual a montadora não tem informa:
• É importante reforçar que não existe fluído vitalício, toda vez que um fluído passa por aquecimento e entra em contato com qualquer liga metálica existe a contaminação, alterando diretamente a sua viscosidade, diminuindo sua eficiência.
• O manual especifíca que caso o proprietário faça um uso severo do veículo, é necessário a substituição. E convenhamos, no Brasil todos os veículos estão sob uso severo diariamente (trânsito, semáforo, subidas e descidas)!
Em alguns casos a troca não é recomendada, pois havendo um desgaste excessivo do câmbio, apontado pela análise do óleo, a substituição do mesmo pode evidenciar um possível dano futuro.
Por isso é sempre importante uma inspeção de um profissional para avaliar as condições do fluído. Trocar o óleo de transmissão requer cuidados e deve ser feita por uma oficina especializada.
A Onix Auto Center é especializada em Hyundai e Kia. Agende conosco uma manutenção preventiva ou corretiva e até mesmo uma inspeção detalhada do seu veículo. Clique aqui e faça seu agendamento.